terça-feira, 8 de abril de 2008

A língua nacional

Não sei o que acontece com a nova geração de adolecentes. Eles não sabem escrever.

Não me refiro a parte desfavorecida da sociedade que não tem acesso a educação, livros, leitura, orientação e ainda vive num sistema que não reprova jogando a chance de aprender no lixo, mas às crianças que tem escola particular que reprova, pais cultos e interessados e dinheiro.
Será o msn? O mal hábito de mandar mensagens curtas e rápidas? O interneix? Me espanto porque no 'meu tempo' escrevíamos bem menos comparado a hoje. Líamos menos, nossa comunicação era por cartinhas e não tínhamos tanto volume de informação trocada em tão pouco tempo. Nem abríamos sites a todo instante, o que já confere um contato com diversas palavras. Era só o livro da escola, a leitura de lição, gibis e algum livrinho, revista, etc. Não cresci tendo Google, tinha que ir à biblioteca ver na Barsa e não era prático.
Deve ser moda. Até mesmo porque compõe o orkut dessa garotada a seguinte frase: "Odeio ler.", na frente do ítem 'livros'. Se eles realmente não gostassem de ler prefeririam o telefone ao Msn; e na hora que se derem conta que estão se emburrecendo, que não vão entrar na faculdade no curso que querem ou que não terão dinheiro pra sustentar seus mimos proporcionados pelos pais por tempo limitado, talvez descubram como é útil ler. Pior, talvez até gostem...

O que eu, como educadora, posso fazer?

Ok, mais uma revolta registrada.

Nenhum comentário: